quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Pesquisa Interdisciplinar: A Exumação de D. Pedro I e suas esposas

Arqueologia, Medicina, História, Ciência. Essa semana todas essas áreas viraram notícia no Brasil e no mundo com a divulgação do trabalho realizado pela pesquisadora Valdirene do Carmo Ambiel. A arqueóloga e historiadora, em conjunto com sua equipe, teve como fontes de pesquisa os restos mortais de Dom Pedro I, Dona Leopoldina e Dona Amélia. Os corpos foram exumados e transferidos sob sigilo para a Faculdade de Medicina da USP. Apesar do alvoroço causado pelos procedimentos de pesquisa, o tema da mesma ainda não foi divulgado pela mídia.

 Fonte: tribunahoje.com

Mais do que trazer à tona informações inéditas sobre a vida dos personagens históricos, a pesquisa abre um novo campo de estudos, que reúne diversas disciplinas independentes trabalhando juntas. O tema da interdisciplinaridade é recorrente no âmbito teórico nas academias, porém raramente utilizado, geralmente por conta da dificuldade em aliar procedimentos, objetivos e visões diferentes. Assim, mais do que o benefício das novas informações trazidas ao público, a comprovação de que várias áreas podem, sim, trabalhar juntas em nome de um objetivo comum pode ter sido o grande trunfo desse trabalho.

A atual forma de "separação" das disciplinas, no caso brasileiro, torna complicada a relação entre diferentes áreas, quando o ideal seria entender que o esforço conjunto gera resultados melhores. O caso dos cursos de Conservação e Restauração de bens é clássico pois matemática, química, história e arte estão englobadas na matriz curricular para a formação de um profissional mais completo. No exterior os cursos que mantem em seus currículos disciplinas de diferentes áreas são mais comuns, fazendo com que profissionais brasileiros busquem formação lá fora.

Para mais informações sobre a pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário