segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

11ª Semana de Museus do IBRAM

Fonte: Site IBRAM

Em janeiro desse ano foram abertas as inscrições para a 11ª Semana de Museus, do Instituto Brasileiro de Museus, o IBRAM. Para quem não conhece, a Semana de Museus foi criada com o objetivo de celebrar o Dia Internacional do Museu (18 de maio), e envolve instituições museológicas de todo o país. Segundo a Revista da V Semana Nacional de Museus, 

"A Semana Nacional de Museus é um evento que acontece em maio de todos os anos e que adota o tema do ICOM para o Dia Internacional de Museus. A Semana busca incentivar a troca de experiências entre os museus e a sociedade. Os museus são espaços de mediação cultural e ressaltam a sua centralidade nos processos de desenvolvimento econômico das comunidades. Cada museu, durante uma semana, apresenta uma série de eventos, palestras, shows, workshops, seminários, visitas guiadas e apresentações o colocam como pedra angular da preservação e difusão do patrimônio culturalCada ano a Semana tem um tema específico, que envolve a realidade e os desafios enfrentados pelos museus brasileiros." (V Semana Nacional de Museus em Revista - 2007)

Em 2013, o IBRAM propôs como tema "Museu (memória + criatividade) = Mudança Social". De forma ampla, a proposta temática do IBRAM agrega os diversos papéis exercidos pelo museu: lugar de memória e conhecimento, espaço educativo e artístico, conjugados em nome da preservação da memória. Os museus (sejam históricos, arqueológicos, de ciências naturais, artes, tecnologia, entre tantos outros) têm a possibilidade, então, de trabalhar o tema geral dentro de suas peculiaridades.

No caso do Museu Antônio Perdigão, a proposta enviada alia diversas áreas: Música, Cinema, Artes Visuais e História, todos dialogando com a temática do Instituto Brasileiro de Museus. A ideia é reinventar o papel do museu na cidade, mostrá-lo como um espaço além de "guardião da história local". O museu é uma instituição viva e integrada à cidade, que dialoga com a contemporaneidade através de seu acervo (e do modo como este é mostrado). Nossa programação já foi enviada ao sistema do IBRAM, agora é aguardar maio chegar. Todos os eventos programados foram pensados com muito cuidado e atenção, tendo em vista a participação da cidade.

A 11ª Semana de Museus acontecerá de 13 a 19 de maio de 2013, mas as inscrições foram prorrogadas até 28 de fevereiro de 2013. Procure saber se o museu da sua cidade já se inscreveu e aguarde a programação completa, que será divulgada no site do IBRAM.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Pesquisa Interdisciplinar: A Exumação de D. Pedro I e suas esposas

Arqueologia, Medicina, História, Ciência. Essa semana todas essas áreas viraram notícia no Brasil e no mundo com a divulgação do trabalho realizado pela pesquisadora Valdirene do Carmo Ambiel. A arqueóloga e historiadora, em conjunto com sua equipe, teve como fontes de pesquisa os restos mortais de Dom Pedro I, Dona Leopoldina e Dona Amélia. Os corpos foram exumados e transferidos sob sigilo para a Faculdade de Medicina da USP. Apesar do alvoroço causado pelos procedimentos de pesquisa, o tema da mesma ainda não foi divulgado pela mídia.

 Fonte: tribunahoje.com

Mais do que trazer à tona informações inéditas sobre a vida dos personagens históricos, a pesquisa abre um novo campo de estudos, que reúne diversas disciplinas independentes trabalhando juntas. O tema da interdisciplinaridade é recorrente no âmbito teórico nas academias, porém raramente utilizado, geralmente por conta da dificuldade em aliar procedimentos, objetivos e visões diferentes. Assim, mais do que o benefício das novas informações trazidas ao público, a comprovação de que várias áreas podem, sim, trabalhar juntas em nome de um objetivo comum pode ter sido o grande trunfo desse trabalho.

A atual forma de "separação" das disciplinas, no caso brasileiro, torna complicada a relação entre diferentes áreas, quando o ideal seria entender que o esforço conjunto gera resultados melhores. O caso dos cursos de Conservação e Restauração de bens é clássico pois matemática, química, história e arte estão englobadas na matriz curricular para a formação de um profissional mais completo. No exterior os cursos que mantem em seus currículos disciplinas de diferentes áreas são mais comuns, fazendo com que profissionais brasileiros busquem formação lá fora.

Para mais informações sobre a pesquisa: