Mostrando postagens com marcador programação. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador programação. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 10 de maio de 2013

11ª Semana Nacional de Museus

Essa foi uma semana muito corrida; fechamos os detalhes da nossa programação para a Semana de Museus, realizada pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) sempre em maio, abrangendo o dia 18, em que é comemorado o Dia Internacional de Museus. Com menos de dois meses para organizar uma programação bacana, usamos de criatividade, golpes de sorte e muita transpiração para planejar esse evento.

Ainda estamos acertando os últimos detalhes: montagem de exposição, questões logísticas de transporte, etc. mas tudo já está encaminhado. A equipe do Museu está ansiosa por receber os visitantes - como sempre - e espera que as atividades sejam aproveitadas ao máximo. Segue abaixo nossa programação oficial.

OBS: A inscrição para o Cinema Comentado, que ocorrerá sábado, dia 18 de maio às 16 horas, pode ser feita na Biblioteca Pública Lafayette Rodrigues Pereira (Praça Tiradentes, 19, Centro). Serão disponibilizadas 30 vagas.


sexta-feira, 8 de março de 2013

Exposição "AMARelas" começa hoje


A Associação de Moradores e Amigos da Região (AMAR) inaugura hoje a exposição que coroa o curso "Iniciação à fotografia digital", ocorrido entre janeiro e março de 2013. A data, 08 de março, para a abertura da exposição e entrega dos certificados não poderia ser melhor, uma vez que o grupo é composto por 13 mulheres. Com quase 40 fotografias de autoria das participantes, a exposição retrata a cidade de Conselheiro Lafaiete e região.

Inicialmente, a exposição foi agendada para a galeria da Casa de Cultura "Gabriella Mendonça". Contudo, devido a problemas técnicos, ela foi transferida para o Museu e Biblioteca Antônio Perdigão - Arquivo da Cidade. Apesar de não planejada, a troca foi providencial, já que o Museu possui estrutura muito mais adequada para o tipo de evento em questão, com um saguão próprio para exposições temporárias, além dos materiais próprios para exposição variadas.
A exposição "AMARelas" tem início hoje, às 14 horas, com a entrega dos certificados às participantes e funcionará até o dia 15 de março de 2013, das 14 às 18 horas. O endereço do Museu é: Praça Tiradentes, nº 19, Centro - Conselheiro Lafaiete. Mais informações no telefone: 3769-3009.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

11ª Semana de Museus do IBRAM

Fonte: Site IBRAM

Em janeiro desse ano foram abertas as inscrições para a 11ª Semana de Museus, do Instituto Brasileiro de Museus, o IBRAM. Para quem não conhece, a Semana de Museus foi criada com o objetivo de celebrar o Dia Internacional do Museu (18 de maio), e envolve instituições museológicas de todo o país. Segundo a Revista da V Semana Nacional de Museus, 

"A Semana Nacional de Museus é um evento que acontece em maio de todos os anos e que adota o tema do ICOM para o Dia Internacional de Museus. A Semana busca incentivar a troca de experiências entre os museus e a sociedade. Os museus são espaços de mediação cultural e ressaltam a sua centralidade nos processos de desenvolvimento econômico das comunidades. Cada museu, durante uma semana, apresenta uma série de eventos, palestras, shows, workshops, seminários, visitas guiadas e apresentações o colocam como pedra angular da preservação e difusão do patrimônio culturalCada ano a Semana tem um tema específico, que envolve a realidade e os desafios enfrentados pelos museus brasileiros." (V Semana Nacional de Museus em Revista - 2007)

Em 2013, o IBRAM propôs como tema "Museu (memória + criatividade) = Mudança Social". De forma ampla, a proposta temática do IBRAM agrega os diversos papéis exercidos pelo museu: lugar de memória e conhecimento, espaço educativo e artístico, conjugados em nome da preservação da memória. Os museus (sejam históricos, arqueológicos, de ciências naturais, artes, tecnologia, entre tantos outros) têm a possibilidade, então, de trabalhar o tema geral dentro de suas peculiaridades.

No caso do Museu Antônio Perdigão, a proposta enviada alia diversas áreas: Música, Cinema, Artes Visuais e História, todos dialogando com a temática do Instituto Brasileiro de Museus. A ideia é reinventar o papel do museu na cidade, mostrá-lo como um espaço além de "guardião da história local". O museu é uma instituição viva e integrada à cidade, que dialoga com a contemporaneidade através de seu acervo (e do modo como este é mostrado). Nossa programação já foi enviada ao sistema do IBRAM, agora é aguardar maio chegar. Todos os eventos programados foram pensados com muito cuidado e atenção, tendo em vista a participação da cidade.

A 11ª Semana de Museus acontecerá de 13 a 19 de maio de 2013, mas as inscrições foram prorrogadas até 28 de fevereiro de 2013. Procure saber se o museu da sua cidade já se inscreveu e aguarde a programação completa, que será divulgada no site do IBRAM.