Há semanas estamos "quebrando a cabeça" para reformular algumas áreas de exposição permanente do Museu. A sala em homenagem ao patrono da cidade encontra-se em processo de montagem, trabalho complexo e demorado. Além disso, reformulamos a estante de artefatos indígenas, buscando peças armazenadas na reserva técnica.
Antes denominada "Artefatos Arqueológicos", a estante abrigava pedras de limo, amoladores e soquetes de pedra polida. Entretanto, na busca por regularizar a situação do Museu e seu acervo nos diversos níveis, não podemos afirmar, sem comprovações e registro próprio no IPHAN, que as peças são, de fatos, arqueológicas. Desse modo, optamos por reformular a proposta da estante mantendo, ainda, as peças já em exposição.
Em nossa reserva técnica existem tacapes, arcos, flechas, pequenas lanças, chocalhos doados recentemente, tudo nas mais variadas formas e cores. A partir desse acervo, selecionamos alguns itens em melhor estado e mãos à obra!
Arco e flecha e chocalho indígena
Dentre os arcos e flechas disponíveis em nossa reserva técnica, este é o que mais se adequou à nossa proposta, devido ao tamanho, estado de conservação e cores. É composto por duas flechas feitas em bambu com pontas de osso afiadas, penas e palha tingidas em várias cores. O chocalho, aquisição recente proveniente de uma doação, contem feições humanóides esculpidas e plumas coloridas.
Prateleira de pedras polidas
A prateleira em vidro foi a que sofreu mais modificações pois, as pedras de limo estavam dispostas desorganizadamente. Ao dispor as peças relacionando as pedras de limo à forma da pedra presa à machadinha, obtivemos um resultado muito interessante.
Tacapes indígenas
Os tacapes, com detalhes esculpidos na própria madeira ou em palha, foram a grande descoberta da equipe. Fizemos pequenos suportes para que estas peças confeccionadas em madeira maciça pudessem ficar suspensas na estante.
Para conferir como ficou toda a seção de artefatos indígenas do Museu e Arquivo Antônio Perdigão, faça-nos uma visita. Estamos abertos de 9h às 17h, de segunda à sexta, em horário provisório. A entrada é gratuita.
Em caso de instituições de ensino, realizamos visitas pré-agendadas (com turmas de 20 alunos por vez) através do telefone (31) 3769-3009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário